1) Além de armas, força e habilidade para lutar bem, os cossacos tinham outra vantagem significativa - inteligência e astúcia. Quase sempre eles conseguiam se aproximar furtivamente do inimigo sem serem notados.
O barco que os cossacos usavam para campanhas militares pode ser chamado de "ancestral" dos submarinos modernos. Consistia em dois fundos, entre os quais a carga era colocada para mergulhar o navio na água. Assim, os cossacos nadaram imperceptivelmente na direção dos inimigos. Antes do início da ofensiva, a carga foi lançada e o navio subitamente subiu à superfície.
Para tanto, foram utilizadas "gaivotas" (barcos) invertidas - os famosos barcos dos cossacos. Eles eram freqüentemente virados de cabeça para baixo para se aproximarem furtivamente do inimigo.
2) A Zaporizhzhya Sich é considerada a primeira união democrática do mundo. Todas as questões relativas à vida e obra dos cossacos foram resolvidas por votação em conselhos.
Os cossacos tinham um costume interessante. Suas cabanas estavam sempre abertas. Um viajante ou transeunte pode ir lá, ficar, comer e seguir em frente. E isso mesmo que o dono não esteja em casa. No entanto, havia uma regra estrita de não tirar nada da tenda, caso contrário - punição. E quando alguém encontra algo no Sich (o capital), ele o amarra a um poste alto. Se em três dias o dono não for encontrado, a coisa passa para a posse de quem a encontrou.
3) As leis no Sich eram bastante severas. Pelo roubo ou homicídio de um dos irmãos, o cossaco não pagou com a vida, mas o fez de uma forma bastante cruel: podia ser enterrado vivo com o falecido ou espancado com cassetetes, que muitas vezes terminavam em morte. Era estritamente proibido beber durante as campanhas. A violação desta regra era equivalente à traição e poderia ser punida com a morte. Sim, podemos dizer que não é humano, mas a disciplina foi excelente.
4) Havia caras especiais entre os cossacos, que eram chamados de Harakternyky. Acreditava-se que eles descendiam de antigos mágicos pagãos que possuíam conhecimento secreto e eram capazes de prever o futuro. Esses magos pagãos formaram pequenas associações longe do Sich. Lá eles ensinaram artes marciais, rituais e costumes aos futuros soldados.
Dizia-se que os Harakternyky eram "nem fogo, nem água, nem espada, nem bala comum, exceto prata" e que "podiam abrir fechaduras sem chaves, flutuar em barcos no chão, como nas ondas do mar, cruzar o rio. um feltro de lã ou um tapete de uma vara, para tirar com as mãos nuas balas quentes, para ver algumas quilómetros em torno de si, estar no fundo do rio, para entrar e sair de bolsas bem amarradas e até costuradas, para se transformar nos gatos, para transformar as pessoas em arbustos, cavaleiros - nos pássaros, mergulhar em um balde comum e nade sob a água centenas, milhares de quilómetros »…
Imagem e texto é do https://sites.google.com/site/istoriakozatstvaukraini/cikavi-fakti
5) Os cossacos não apenas usaram seu próprio conhecimento, eles enriqueceram e emprestaram suas habilidades das conquistas de outros povos. Assim, há menções de que convidados estrangeiros e representantes de cerca de 20 nacionalidades viveram no Zaporizhzhya Sich. Além de convidados, os cossacos, seus oficiais e hetmans viajaram muito, conhecendo a cultura, as conquistas científicas e os costumes de outras nações, enriquecendo os seus. (leiam mais sobre o país dos cossacos aqui).
6) Um dos atributos integrais do cossaco era seu cabelo e bigode, de acordo com a maioria dos pesquisadores, os cossacos herdaram essa tradição de seus ancestrais pagãos. A tradição de raspar o rosto e a cabeça chegou à Rus de Kyiv das tribos locais e, por fim, chegou aos cossacos zaporozhianos. De acordo com pesquisas históricas, os antigos eslavos não tinham nenhuma divindade com cabelo comprido ou barba, por isso essa aparência era considerada divina. Embora, ao contrário dessa teoria, exista uma lenda de que os cossacos se consideravam pecaminosos demais para ir para o céu, então talvez o Senhor tenha misericórdia deles e os tire do inferno pela cabelo. Os cossacos acreditavam que, se morressem na guerra, seu anjo seria carregado para o céu pela cabelo.
O texto é de
7) Os passatempos preferidos dos cossacos eram canções e danças, tocar vários instrumentos musicais e batalhas de demonstração, nas quais todos tinham que mostrar a sua força e agilidade.
8) Os cossacos se casavam não apenas com mulheres ucranianas, mas também com representantes de outras culturas. Os cossacos viviam em tempos de paz com suas famílias, geralmente perto de rios e ilhas. O caráter das mulheres era muito semelhante ao de seus homens. Há evidências de que às vezes as mulheres participaram em batalhas, algumas com roupas de homem e com a cabeça raspada.
9) Os cossacos têm suas próprias artes marciais e danças (como por exemplo a capoeira). Os cossacos foram recrutados por outros países para seus exércitos.
10) Os cossacos tinham muitas profissões diferentes. Havia cossacos comuns e muito ricos e com educação superior. Os cossacos usavam roupas sofisticadas e da moda. Eles viviam em fazendas em belas propriedades, adoravam vinhos franceses e pratos gourmet. Faziam lindas festas.
Se quiser saber mais curiosidades e novidades da Ucrânia, siga nos no Instagram: @Azul.e.Amarelo ou assina nossa newsletter no final da página.
Não esqueçam também dar uma olhada nos nossos artesanatos da Ucrânia.
Comments