Uma das 7 maravilhas da Ucrânia. Uma das maiores e mais lindas fortalezas e castelos. Impressiona qualquer turista. Imagina você tocar as paredes construídas em 1280?! É simplesmente incrível.
Aqui são as perguntas frequentes sobre essa imã de turismo - como agora se chamam na Ucrânia:
A Fortaleza de Khotyn é uma estrutura fortificada medieval em Khotyn (região de Chernivtsi, Ucrânia), construída pelo governo da Moldávia na virada dos séculos 13 para 18.
- O que isso significa?
- Ela tinha vários e vários donos e pertencia a vários países. Como o local é no rio Dniester - passeio de produtos entre Europa e Ásia, lugar rico e muito desejável por todos.
- O que significa o nome "Khotyn"?
- O nome Khotyn, da palavra "querer" ou "desejar". Ao longo dos séculos, muitas igrejas foram construídas lá, que foram substituídas por mesquitas e, em seguida, templos e igrejas foram reconstruídos. Há segunda versão: nomearam a fortaleza depois de um guerreiro com nome Khotyn.
- Quem a construiu? - Se preparam para a longa história de guerras. Acreditam que a primeira fortaleza de pedra foi construída aqui em 1240 -1250 por Rei Danilo Galitsky da Ucrânia para proteger se de monjolos. Antes aqui morava o povo da Croácia e foi limite de Kyiev Russ e teve uma fortaleza de madeira.
Nos séculos ХІ-ХІІ houve guerras entre Ucrânia antiga e Hungaria e fortaleza sofreu e foi reconstruída ainda maior.
No século XIV ela pertencia à Horda de Ouro (monjolos).
Desde 1375 faz parte do principado independente da Moldávia, portanto, desde então, a fortaleza foi construída por proprietários da Moldávia.
Em 1476, a fortaleza repeliu um ataque das tropas turcas do sultão Mehmed II Fatih. No entanto, na virada dos séculos 15 e 16, o estado da Moldávia tornou-se vassalo da Turquia. Os turcos fortaleceram ainda mais a defesa da fortaleza.
A Polônia ganhou essa terra de turcos e já os poloneses restauraram a cidadela de Khotyn em 1540-1544. Mas logo perdem ela para Cossacos (povo independente da Ucrânia central).
Em 1615, as tropas polonesas chegaram novamente a Khotyn e, em 1620, o exército turco capturou a cidade.
Batalha de Khotyn 1621 - este ano terá comemoração de 400 anos dessa batalha!
As tropas cossacas-lituanas-polonesas lideradas por Peter Sagaidachny (40.000) e Jan Karol Chodkiewicz (60.000) venceram a batalha com as tropas turco-tártaras (220.000). Em 8 de outubro de 1621, o sultão Osman II assinou o Tratado de Paz de Khotyn, que foi muito inconveniente para a Turquia. De acordo com o acordo, a fronteira turco-polonesa cruzava o Dniester. A Polônia entregou Khotyn aos turcos.
Na primavera de 1650, Bohdan Khmelnytsky libertou Khotyn por um tempo. Mas logo o poder da Turquia voltou.
Em 1673, a fortaleza de Khotyn deixou de ser turca novamente, e Jan III Sobieski ocupou Khotyn com o exército polonês-ucraniano-moldávio.
Em 1699, a Fortaleza Khotyn passou da Polônia para o Principado da Moldávia, de acordo com o Tratado de Paz de Karlovy Vary. Em 1711, os turcos voltaram a Khotyn.
Durante 1711-1718, os turcos, com a ajuda de engenheiros franceses convidados, transformaram a Fortaleza Khotyn em um dos bastiões mais inexpugnáveis do que era então a Europa Central e Oriental.
Em 1739 e 1769 a fortaleza foi capturada pelos russos e em 1788 pelos austríacos e devolvida aos turcos.
Em 1788 a cidade foi atacada pela Rússia e a Turquia rendeu. Eles foram autorizados a levar todo o seu povo e todos os seus bens para fora do castelo, fortaleza e cidade (2700 carroças foram usadas).
A fortaleza de Khotyn foi descrita assim por históricos da época: tem quatro portões. Os portões eram chamados de: Água, Istambul, Bender e Korokhov. No meio do castelo existe um palácio, uma mesquita, um banho turco, muitas lojas e 40 casas diferentes, que podem acomodar 800 pessoas.
Depois, a cidade fez parte de Empire Russa e União Soviética até 1991.
E hoje é território da Ucrânia.
- Como está hoje?
- Em 2000 o Gabinete de Ministros da Ucrânia declarou o complexo de edifícios da Fortaleza Khotyn - a Reserva Histórica e Arquitetônica do Estado "Fortaleza Khotyn". Está aberta para visitação e turismo.
- Existe tesouro neste local?
- Claro que sim!
Em 1890, um tesouro foi encontrado perto da fortaleza Khotyn. Eram várias moedas da Saxônia, Turíngia, República Tcheca, Hungria e outros países. Mais de mil moedas antigas encontradas em solo ucraniano, estranho, mas até hoje são armazenadas em São Petersburgo.
E, dizem eles, sob a espessura da água do rio esconde-se um verdadeiro tesouro da Batalha de Khotyn. Quem sabe um dia você poderá encontrar esses baús com ouro, utensílios valiosos e armas valiosas.
- E as lendas?
- Há algumas bem românticas. Numa das batalhas os Cossacos estavam lá dentro presos e sem água. Uma moça de aldeia ao lado escalava cada noite os muros (altura de prédio de 12 andares) e trazia água para os guerreiros. Uma noite caiu o sapato dele e acordou o soldado turco, ele matou a pobre com a flecha. Neste lugar no muro começou a sair água e os Cossacos conseguiram vencer nessa batalha. Hoje tem imagem de o jarro vermelho no muro.
O poço da fortaleza é invulgar - a sua profundidade é de quase 60 metros e é perfurado na rocha onde se encontra o próprio castelo. Ou seja, o inimigo não poderia derramar veneno ou bloquear a fonte de água de fora. Portanto, quando você ouvir novamente a história de uma garota que desceu a parede da fortaleza para coletar água, saiba - é apenas uma lenda. E o jarro vermelho na parede da fortaleza, que supostamente indica o local onde foi murada, é um sinal de que ao lado está uma fonte (nascente) com água potável.
Mas quem sabe a verdade?
Gostaram dessa fortaleza? Se ficaram com algumas dúvidas, comentem!
Se quiser saber mais curiosidades e novidades da Ucrânia, siga nos no Instagram: @Azul.e.Amarelo ou assina nossa newsletter no final da página.
Não esqueçam também dar uma olhada nos nossos artesanatos da Ucrânia.
Comments