top of page
anastasiiasgolob

A Fortaleza de Khotyn


Uma das 7 maravilhas da Ucrânia. Uma das maiores e mais lindas fortalezas e castelos. Impressiona qualquer turista. Imagina você tocar as paredes construídas em 1280?! É simplesmente incrível.

Aqui são as perguntas frequentes sobre essa imã de turismo - como agora se chamam na Ucrânia:

A Fortaleza de Khotyn é uma estrutura fortificada medieval em Khotyn (região de Chernivtsi, Ucrânia), construída pelo governo da Moldávia na virada dos séculos 13 para 18. - O que isso significa? - Ela tinha vários e vários donos e pertencia a vários países. Como o local é no rio Dniester - passeio de produtos entre Europa e Ásia, lugar rico e muito desejável por todos.


- O que significa o nome "Khotyn"? - O nome Khotyn, da palavra "querer" ou "desejar". Ao longo dos séculos, muitas igrejas foram construídas lá, que foram substituídas por mesquitas e, em seguida, templos e igrejas foram reconstruídos. Há segunda versão: nomearam a fortaleza depois de um guerreiro com nome Khotyn.

- Quem a construiu? - Se preparam para a longa história de guerras. Acreditam que a primeira fortaleza de pedra foi construída aqui em 1240 -1250 por Rei Danilo Galitsky da Ucrânia para proteger se de monjolos. Antes aqui morava o povo da Croácia e foi limite de Kyiev Russ e teve uma fortaleza de madeira.

Nos séculos ХІ-ХІІ houve guerras entre Ucrânia antiga e Hungaria e fortaleza sofreu e foi reconstruída ainda maior. No século XIV ela pertencia à Horda de Ouro (monjolos). Desde 1375 faz parte do principado independente da Moldávia, portanto, desde então, a fortaleza foi construída por proprietários da Moldávia. Em 1476, a fortaleza repeliu um ataque das tropas turcas do sultão Mehmed II Fatih. No entanto, na virada dos séculos 15 e 16, o estado da Moldávia tornou-se vassalo da Turquia. Os turcos fortaleceram ainda mais a defesa da fortaleza. A Polônia ganhou essa terra de turcos e já os poloneses restauraram a cidadela de Khotyn em 1540-1544. Mas logo perdem ela para Cossacos (povo independente da Ucrânia central). Em 1615, as tropas polonesas chegaram novamente a Khotyn e, em 1620, o exército turco capturou a cidade. Batalha de Khotyn 1621 - este ano terá comemoração de 400 anos dessa batalha! As tropas cossacas-lituanas-polonesas lideradas por Peter Sagaidachny (40.000) e Jan Karol Chodkiewicz (60.000) venceram a batalha com as tropas turco-tártaras (220.000). Em 8 de outubro de 1621, o sultão Osman II assinou o Tratado de Paz de Khotyn, que foi muito inconveniente para a Turquia. De acordo com o acordo, a fronteira turco-polonesa cruzava o Dniester. A Polônia entregou Khotyn aos turcos. Na primavera de 1650, Bohdan Khmelnytsky libertou Khotyn por um tempo. Mas logo o poder da Turquia voltou. Em 1673, a fortaleza de Khotyn deixou de ser turca novamente, e Jan III Sobieski ocupou Khotyn com o exército polonês-ucraniano-moldávio. Em 1699, a Fortaleza Khotyn passou da Polônia para o Principado da Moldávia, de acordo com o Tratado de Paz de Karlovy Vary. Em 1711, os turcos voltaram a Khotyn. Durante 1711-1718, os turcos, com a ajuda de engenheiros franceses convidados, transformaram a Fortaleza Khotyn em um dos bastiões mais inexpugnáveis ​​do que era então a Europa Central e Oriental.

Em 1739 e 1769 a fortaleza foi capturada pelos russos e em 1788 pelos austríacos e devolvida aos turcos. Em 1788 a cidade foi atacada pela Rússia e a Turquia rendeu. Eles foram autorizados a levar todo o seu povo e todos os seus bens para fora do castelo, fortaleza e cidade (2700 carroças foram usadas). A fortaleza de Khotyn foi descrita assim por históricos da época: tem quatro portões. Os portões eram chamados de: Água, Istambul, Bender e Korokhov. No meio do castelo existe um palácio, uma mesquita, um banho turco, muitas lojas e 40 casas diferentes, que podem acomodar 800 pessoas.


Depois, a cidade fez parte de Empire Russa e União Soviética até 1991. E hoje é território da Ucrânia. - Como está hoje? - Em 2000 o Gabinete de Ministros da Ucrânia declarou o complexo de edifícios da Fortaleza Khotyn - a Reserva Histórica e Arquitetônica do Estado "Fortaleza Khotyn". Está aberta para visitação e turismo.

- Existe tesouro neste local? - Claro que sim! Em 1890, um tesouro foi encontrado perto da fortaleza Khotyn. Eram várias moedas da Saxônia, Turíngia, República Tcheca, Hungria e outros países. Mais de mil moedas antigas encontradas em solo ucraniano, estranho, mas até hoje são armazenadas em São Petersburgo. E, dizem eles, sob a espessura da água do rio esconde-se um verdadeiro tesouro da Batalha de Khotyn. Quem sabe um dia você poderá encontrar esses baús com ouro, utensílios valiosos e armas valiosas.


- E as lendas? - Há algumas bem românticas. Numa das batalhas os Cossacos estavam lá dentro presos e sem água. Uma moça de aldeia ao lado escalava cada noite os muros (altura de prédio de 12 andares) e trazia água para os guerreiros. Uma noite caiu o sapato dele e acordou o soldado turco, ele matou a pobre com a flecha. Neste lugar no muro começou a sair água e os Cossacos conseguiram vencer nessa batalha. Hoje tem imagem de o jarro vermelho no muro. O poço da fortaleza é invulgar - a sua profundidade é de quase 60 metros e é perfurado na rocha onde se encontra o próprio castelo. Ou seja, o inimigo não poderia derramar veneno ou bloquear a fonte de água de fora. Portanto, quando você ouvir novamente a história de uma garota que desceu a parede da fortaleza para coletar água, saiba - é apenas uma lenda. E o jarro vermelho na parede da fortaleza, que supostamente indica o local onde foi murada, é um sinal de que ao lado está uma fonte (nascente) com água potável. Mas quem sabe a verdade?




Gostaram dessa fortaleza? Se ficaram com algumas dúvidas, comentem!


Se quiser saber mais curiosidades e novidades da Ucrânia, siga nos no Instagram: @Azul.e.Amarelo ou assina nossa newsletter no final da página.


Não esqueçam também dar uma olhada nos nossos artesanatos da Ucrânia.


83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vyshyvanka Day

Comments


bottom of page