top of page
anastasiiasgolob

Castelo Palanok

Localização


Vamos conhecer mais um ímã de turismo na Ucrânia, o castelo Palanok.

a foto e do @irekhman

É localizado na da cidade Mukachevo, perto da fronteira com a Hungria. O castelo recebeu o nome de "Palanok" por causa da cerca que ficava ao longo do fosso profundo ao redor do castelo. Essa cerca era chamada de "palanka" nos tempos antigos.



O que faz o castelo Palanok diferente de outros?

Curiosamente, o Castelo de Mukachevo Palanok é uma das cinco fortalezas na Europa que nunca foram invadidas.


De longe ele parece uma construção só mas tem 4 níveis. O castelo foi construído em cima de uma montanha que era um vulcano.




História


Acreditam que o primeiro castelo/fortaleza apareceu aqui ainda em séculos IX-X na fronteira da Hungria, mas confirmado com documentação em 1311 o castelo era centro de proteção da fronteira do país.

Acreditam que o príncipe da Lituânia Fedir Koriatovych construiu uma fortaleza clássica da época com altura de paredes de 10 metros e largura de 5 metros. Depois da morte do príncipe, a esposa dele defendia por 4 anos o castelo, depois disso ele passou para Rei Sigismundo da Hungria.





No próximo século as coroas de Áustria e Transilvânia se bateram para ser o dono do castelo. Em 1595 o castelo e região passou a pertencer para os reis da Transilvânia, foram construídos e modernizados as partes central e topo do castelo. Entre 1633 e 1711 o castelo pertencia a uma família Ratytsi. Hoje tem monumentos da rainha Ilona Zrinyi do filho dela, na época, quando toda parte territorial de Transilvânia e Hungria era embaixo do poder de Habsburgs, ela sozinha defendia por 3 anos o castelo. Por este ato heroico o sultão da Turquia Muhammad IX até concedeu a ela um diploma especial (único caso na história da Turquia, quando esse prêmio foi recebido por uma mulher). Assim, o Castelo Palanok se tornou a fortaleza mais forte do Império Austríaco a leste.


Em 1782, por ordem do Imperador José II, foi aberta uma prisão política no Castelo de Mukachevo, onde morreram cerca de dois mil presos.Nos próximos 100 anos aqui foram 19.700 presos. Em 1896, a prisão foi liquidada e o castelo foi oficialmente encerrado.


Durante o período do domínio da Tchecoslováquia (1919-1939), unidades militares estavam estacionadas no castelo.Com a chegada das tropas soviéticas em "Palanka" novamente colocadas unidades militares, bem como a prisão do NKVD. Em 1956, a fortaleza recebeu o status de monumento arquitetônico dos séculos XIV-XV. No entanto, as obras de restauro do castelo de Mukachevo durante quase 20 anos (desde 1973) levaram ao seu declínio ainda maior.

Desde 1965, uma filial do Museu Transcarpático de Lore Local de Uzhhorod foi localizado aqui (inaugurado em 1980), e em 1989 o Museu Histórico de Mukachevo com exposições históricas e culturais foi inaugurado.

Atualmente, estão sendo realizadas obras de restauração no Castelo de Mukachevo. A filial do Museu Transcarpático de Conhecimento Local continua em operação. São nove corredores de história, quatro - etnografia da região; galeria de arte (Kotska, Burch, Soltes, etc.); coleção única de pinturas de ícones.


As lendas do poço


De acordo com várias fontes, a profundidade do poço é de 85 ou 86 m. Até 13 m ele é colocado com pedra lavrada e depois escavado na rocha. A uma profundidade de 71 m no poço existe uma escada em caracol com 24 degraus, cuja finalidade é desconhecida; as escadas foram descobertas em 1851, quando, segundo algumas fontes, o corpo de um soldado suicida foi retirado do poço. A 1,6 m do fundo do poço existem dois tanques cavados para armazenamento de água.


Diz-se que o poço tem acesso ao rio Latorytsia: durante os longos e pesados ​​cercos, os defensores do castelo mantinham comunicação fora das muralhas através dele.


Outra lenda diz que durante a escavação do poço, os súditos do príncipe não conseguiram chegar à água. O príncipe Koriatovych prometeu um saco de ouro a qualquer um que resolvesse o problema. E então apareceu um homenzinho de pele escura, que pulou no poço, e depois de um tempo a água rugiu ali. O diabo deu três dias para o príncipe coletar ouro. Não possuindo tamanha quantidade de metais preciosos, o príncipe ficou muito chateado, mas seu palhaço o aconselhou a trapacear - colocar em uma pequena bolsa algumas moedas de ouro (o tamanho da recompensa no acordo não foi mencionado). Um demônio enfurecido saltou para dentro do poço por vergonha - e não sai mais. Apenas ocasionalmente os ecos de suas maldições podem ser ouvidos de dentro.


Pássaro do castelo O monumento de bronze do majestoso falcão-turula com asas estendidas pode ser visto ao longe do Castelo de Mukachevo. Seu peso é de 850 kg, altura de 2 m, envergadura de 5 m, altura do pedestal sob o falcão é de 14 m. Foi instalado em 2008, o escultor é Mykhailo Belen.


Turul é um pássaro mítico e totêmico dos antigos húngaros (Magyar), que é um símbolo da descoberta da pátria pelo povo, bem como de poder, força e nobreza. A escultura "Palanka" foi erguida por ocasião do 1100º aniversário da chegada do povo húngaro às planícies dos Cárpatos. Segundo a lenda, durante a revolta dos Kuruts em 1703, foi Turul quem trouxe a espada ao Príncipe Ferenc II Rakoczi, e como resultado os rebeldes venceram a primeira batalha contra as tropas austríacas. 200 anos depois, um obelisco com um turul de bronze foi erguido no campo de batalha. Gostaram deste imã turística? O que mais surpreendeu você? Nos conta em comentários.


Não esqueçam também dar uma olhada nos nossos artesanatos da Ucrânia.


Se quiser saber mais curiosidades e novidades da Ucrânia, siga nos no Instagram: @Azul.e.Amarelo ou assina nossa newsletter no final da página.



53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vyshyvanka Day

Comments


bottom of page