Apresentam a vocês os irmãos Kapranovy, os incríveis históricos, escritores, publicistas, fundadores de famoso Youtube Canal “T.G. Shevchenko” com mais de 500.000 seguidores. Eles contam a história verdadeira da Ucrânia de maneira simples e interessante.
a foto é de Wiki
Aceitam a aposta deles - 2000 anos de história em 10 minutos? Se eles ganharem, você vai no Youtube deles "імені Т.Г. Шевченка" e deixam a sua curtida e vire um seguidor.
Vamos nós - vou traduzir o vídeo deles sobre a história ucraniana positiva e guerreira com os mapas e tudo em português, mas há também a legenda em inglês.
Assistam o vídeo em português aqui:
No mapa o território da Ucrânia de hoje estará marcado o tempo todo. Em baixo será marcado a época de eventos. Pode ver que a nossa territorial está dividida entre estepe e floresta.
Por isso o país Ucrânia e o seu povo é combinação de povo - agricultores e o povo nômade que trabalhou com gado. Vamos começar.
A estrela entre as civilizações que existiam nas terras ucranianas é a civilização dos agricultores Trypillia, mas em território de estepe o famoso povo era Cimmeria. Sobre eles sabemos pouco mas arqueólogos acharam bastante coisas deles enterradas nessas terras. O primeiro país no território da Ucrânia moderna era Scythia. O povo deste país vivia plantando agriculturas e pastores.
Depois deles vieram Vênedos - fazendeiros, Sármatas - pastores. Quando chegou o povo de Godos - os povos dos Vênedos liderados pelo o povo Anty se reuniram com Sármatas, eles se protegem junto e formaram um país Império Huno com o poderoso líder Átila.
Nessa época já tem os documentos mencionando a cidade Kyiv, a nossa capital de hoje. No século 7 os estepes ucranianos foram atacados por Hazaras. Para proteger os Grande Príncipes de Kyiv Oskold, Oleg e Igor se reuniram. O sucesso total nessa guerra conquistou o Grande Príncipe de Kyiv Esvetoslau I e se reuniu com os povos nômades locais.
No resultado no século 9 nessa região surgiu um novo país, Kyivan Rus - o país de fazendeiros.
Na outra parte da Ucrânia os povos se reuniram com a liderança do povo Polovtsy (Cumanos). O Grande Príncipe do Kyivan Rus Wolodymyr the Great se reuniu com o país do Polovtsy e conquistou os grandes territórios. Nessa época pela primeira vez aparece o tridente ucraniano e esse território começou a se chamar de Ucrânia.
No século 13, nos estepes ucranianos veio a Horda de Ouro com a liderança de Gengis Khan.
Yurii Konchantsi líder de Polovtsy junto com Kyivan Rus tentaram se proteger mas perderam. Polovtsy não perderam a esperança e continuaram com os pequenos ataques. Kyivan Rus conseguiu proteger regiões de Galichna, Volyn e Podilly com liderança do Rei Danilo Romanovytch - ele teve duas guerras com Horda de Ouro e Polónia ao mesmo tempo e até recebeu o título de Rei da Papa. Nos próximos 100 anos Kyivan Rus teve o nome Reino Rus. Os polonês finalmente conseguiram pegar as terras da Galichina e o resto das terras do Reino Rus entraram no novo país o Grande Reino Rus-Lithuania. Nessa época, pela primeira vez as Forças Armadas da Ucrânia usaram a bandeira azul e amarela. O Grande Duque Olgard atacou o Horda de Ouro no ano 1362 e devolveu uma parte de terras nativas.
Até o final de século sul da territoria também era devolvida, lá teve a família Mamai (Glynski - o nome dessa família mudou e continuou existir na Ucrânia) (o famoso Cossak Mamai) que liderava o povo de Polovtsy. Essa é a terra nativa dos futuros cossacos.
No ano 1441 com proteção do Reino Rus-Lithuania os descendentes de Polovtsy formaram um país independente - Canato da Crimeia com o líder da família Heray - Haci I Heray. No mesmo tempo eles criaram o seu brasão - Tamga. O Horda de Ouro atacou o novo país e os amigos, o Reino Rus-Luthuania, não poderiam ajudar pois foram atacados pelo o país Moscovia. A Crimeia teve que procurar um outro companheiro e foi pela proteção de o Império Otomano.
No mesmo tempo se formou um novo país, as Forças de Cossacos. O povo deste país chamava os cossacos e a capital - Sich. O primeiro famoso líder Koshoviy dos cossacos foi Bogdan Glynskyi, da família antiga Mamai.
*mais sobre os cossacos leiam aqui:
A Moscóvia continua atacar o Reino Rus-Luthonia e para se proteger o reino se reuniu com a Polónia em um novo país, Rzeczpospolita .
Mas nesta reunião eles perderam de fato o seu país e pediram ajuda do país às Forças de Cossacos. Os cossacos se pronunciaram os herdeiros verdadeiros do país e terra do Reino Rus- Luthuania e começaram as guerras. As mais famosas campanhas militares foram do Kosynskyi e Severyn Nalyvaiko. Os povos locais se reuniram com eles com muita prazer.
Na época de Koshovyi (líder eleito) Pedro Sahaidachnyi devolveu o poder da cidade Kyiv e o país de cossacos recebeu reconhecimento mundial e até se reuniu com Rzeczpospolita em guerra contra a Moscóvia e o Império Otomano. Mas logo Rzeczpospolita começou a guerra contra os cossacos e eles se reuniram com a Crimeia. Bogdan Khmelnytskyi junto com İslâm III Giray no ano 1648 conquistou de volta as terras que se chamavam Ucrânia e reuniu no país Hetmanschyna. Bogdan Khmelnytskyi foi eleito o líder deste novo país - o Hetman.
Mas a Rzeczpospolita se reuniu com a Moscóvia contra a Hetmanschyna. O país novo ucraniano em união com a Crimeia teve 50 anos de guerra contra dois lados - Polônia e Moscóvia. Nessas guerras ucranianos e tártaros da Crimeia tiveram sucesso - os cossacos de Ivan Vygovskyi e exército do Mehmed IV Giray atacaram com as tropas de Moscovia na cidade Konotop. Hetman Pedro Doroshenko com ajuda do Khana da Crimeia Adil Giray e parou 7 anos do tempo de “Ruina” (dois líderes do país).
Hetman Ivan Mazepa uniu o lado esquerdo e lado direto da Ucrânia que eram divididos entre a Polônia e a Moscóvia e se reuniu com a Suécia contra a Moscóvia.
Em 1710 o Hetman Pylyp Orlyk criou a primeira constituição e junto com a Crimeia acabou com as tropas da Moscóvia no rio Prut. Mas os inimigos conseguiram atacar as terras ucranianas e se dividiram entre eles. Mas as Forças Armadas dos Cossacos que sempre manteve a sua autonomia se reuniram num país com a Crimeia.
O povo que ficou nas terras ocupados não pararam as batalhas e continuam atacar em pequenos grupos com sucesso na guerra de desocupação “Haydamaky” e “Opryshky” e com líderes tais como - Maksym Zaliznyak, Oleksa Dovbush no território da Rzeczpospolita. Isso deu certo e o país se quebrou.
As terras destes da Ucrânia saíram do poder da Polónia e entraram no país da Áustria onde eles fizeram o Reino da Galychiny e Wolodymyrii. A Áustria deixou essas terras com autonomia como os herdeiros do Reino de Rus. Aqui a vida dos ucranianos melhorou e as batalhas pararam. Mas do outro lado do rio Dnipro a Moscóvia atacou e destruiu o país das Forças Armadas dos Cossacos e o país da Crimeia. Imperial Russa (o país Moscóvia) começou a retirar os povos da Crimeia e de cossacos das terras nativas deles. Uma parte dos cossacos criou Sich - o capital - nas terras do Império Otomano - Zadunaiska Sich.
A Moscovia criou uma nova Sich - Buske Sich i Mar Negro Sich na outra território. Logo depois eles foram relocalizados no Azov e Kuban, onde foram matados todos os povos nativos - Nogais.
Para resolver finalmente a questão de cossacos e Crimeia, a Moscóvia começou a proibir as línguas, culturas e tradições destes países. Para proteger a sua cultura, a inteligência ucraniana se reuniu e abriu várias escolas ucranianas e publicou vários livros em ucranianos.
O símbolo da renovação foi Taras Shevtchenko. Logo surgiram uniões políticas secretas, lógico. Pavlo Chubynsky e Myhaylo Verbynsky criaram o hino da futura Ucrânia. As terras ucranianas ficaram em fogo por causa da revolução. A revolução ficou forte na Crimeia também, ideólogo da qual foi Islaim Gasprynskyi.
Imperial Russo não sobreviveu a todas revoluções e se quebrou. Nossos povos formaram República de Povo Ucraniano (presidente Mykhailo Grushevskyi) e Repúblico de Povo Crimeia (Noman Chelebidgihan criou o hino dos tártaros da Crimeia).
Mas os comunistas da Rússia destruíram a República da Crimeia. A Alemanha ocupou a república da Ucrânia e formou o país Ucrânia com o líder Hetman Pavlo Skoropadskyi. Logo os alemães foram embora da Ucrânia e voltou a República da Ucrânia com o líder Semen Petlura. Também foi criada a República Oeste da Ucrânia que se reuniu com a Ucrânia em 1919. A Ucrânia teve 3 guerras ao mesmo tempo e infelizmente perdeu. As terras ucranianos de novo foram divididas entre Rússia e Polónia. Mas teve muitas revoluções, por isso a Rússia teve que dar direitos de autonomia para Ucrânia dentro da União Soviética. Mas os terrores contra as culturas ucranianas e Crimeia continuam, os ucranianos e os tártaros foram matados, presos e retirados das terras nativas, teve Holodomors (ginacido do povo ucraniano) mas as revoluções não paravam. Antes da guerra mundial 2 a região ucraniano Zakarpattia conseguiu formar a pequena independente Ucrânia.
Em 1941 durante a ocupação alemã os ucranianos tentaram duas vezes devolver a independência de seu país em Lviv e em Kyiv mas os alemães não deixaram. Como resposta ucranianos criaram o Exército Insurgente Ucraniano (a bandeira preta e vermelha deles já famosa no Brasil agora você sabe da onde ela veio e o que simboliza), e 1944 criaram o País Secreto Ucraniano com presidente Kyryl Osmak e com o governo. Eles lutavam contra a Alemanha até 1945 e mais 10 anos contra a União Soviética.
Em 1954 a União soviético destruiu essas forças. Mas veio a revolução política - Vasyl Stus (Ucrânia) , Mustafa Dzhemilev (Crimeia), aí conseguiram a Crimeia a ser parte da Ucrânia Soviética.
Logo a União Soviética se quebrou por causa de todas as revoluções. E em 1991 a Ucrânia conquistou a sua independência. Finalmente.
Gloria a Ucrania! Gloria aos heróis.
Agora voltando a nossa aposta, vai e curte YouTube dos irmãos Kapranovy. "імені Т.Г. Шевченка"
Comments