top of page
anastasiiasgolob

Inventores Ucranianos que Moldaram o Mundo Moderno - parte 1

Explore os Gênios Ucranianos! Helicópteros, códigos postais, até o WhatsApp - todos têm suas raízes na Ucrânia. Junte-se a nós para descobrir como essas inovações nos conectam, mesmo estando tão distantes! 🌍✨





Você já parou para pensar de onde vêm todas essas inovações que usamos diariamente, muitas vezes sem sequer perceber? Vamos explorar a história por trás de alguns dos inventores mais renomados da Ucrânia e suas contribuições revolucionárias para o mundo moderno.


O inventor do helicóptero é o engenheiro aeronáutico de Kyiv que emigrou para os EUA, Igor Sikorsky. Em 1931, ele patenteou o projeto de uma máquina com dois rotores - um horizontal no topo e outro vertical na cauda. Em setembro de 1939, os testes do helicóptero VS-300 começaram inicialmente em solo, e em 13 de maio de 1940, o construtor realizou seu primeiro voo livre. Seu sucesso levou ao primeiro pedido do exército americano. Gradualmente, a modesta empresa de Sikorsky se transformou em um conglomerado poderoso, produzindo centenas de helicópteros civis e militares a cada ano. Por mais de meio século, todos os presidentes dos EUA têm usado os serviços dos helicópteros de Sikorsky.



Formado no Corpo de Cadetes Marítimos (1903–1906) em São Petersburgo e no Instituto Politécnico de Kyiv (1907–1911), ele também estudou na Escola Técnica de Paris (1906).


Início da Carreira

De 1908 a 1912, enquanto estudava no Instituto Politécnico de Kyiv, Sikorsky projetou e construiu vários helicópteros e biplanos. A ideia do helicóptero foi inspirada nos desenhos de parafusos aéreos de Leonardo da Vinci. Entre 1908 e 1912, ele construiu 6 modelos de aviões e helicópteros em Kyiv. Sikorsky começou a construir seu helicóptero em 1908, apenas um ano após o primeiro voo bem-sucedido do helicóptero do engenheiro francês Paul Cornu em 1907 (embora o helicóptero de Cornu tenha subido apenas a uma altura de 30 cm e permanecido no ar por 20 segundos). O primeiro helicóptero de Sikorsky não conseguiu decolar devido à potência insuficiente do motor. Os testes do segundo helicóptero de Sikorsky, equipado com um motor Anzani de vinte e cinco cavalos de potência (França), também foram infrutíferos, pois Sikorsky considerava a potência do motor ainda insuficiente.


Em 1910, Igor Sikorsky começou a criar seu primeiro avião. Ele se juntou ao filho do comerciante de Kyiv, Fyodor Ivanovich Bilinkin, que já tinha alguma experiência no assunto. O biplano foi chamado de BIS No. 1 (Bilinkin, Yordan, Sikorsky). Foi posteriormente reconstruído para o avião BIS No. 2, no qual, em 3 de junho de 1910, na presença de comissários esportivos da Sociedade de Aviação de Kyiv, Igor Sikorsky fez um voo bem-sucedido de 182 m a uma altura de 1,2 m com uma duração de 12 s. Em seguida, cerca de 50 voos foram realizados a uma altura de 10 m, mas com uma curta duração.


Em 1911, em seu avião C-5, ele passou nos exames para piloto. Estabeleceu 4 recordes pan-russos, realizou voos de demonstração e transportou passageiros. Em 29 de dezembro de 1911, em seu próprio avião C-6, ele estabeleceu um recorde mundial de velocidade de voo com dois passageiros - 111 km/h. Na exposição aérea de Moscou, ele foi premiado com a Grande Medalha de Ouro, e a Sociedade Técnica Russa o premiou com a Medalha "Por trabalho útil em aviação e pelo desenvolvimento independente de um avião de sua própria concepção, que mostrou excelentes resultados". A Sociedade de Aviação de Kyiv premiou o conterrâneo famoso com uma medalha de ouro.


De 1912 a 1918, Sikorsky foi o principal designer do departamento de aviação da fábrica de vagões Russo-Báltica, onde projetou uma série de novos tipos de aviões. Sob sua liderança, o primeiro avião quadrimotor do mundo, o S-21 "Grand" (primeiro voo - 13 de maio de 1913), e o bombardeiro serial quadrimotor S-22 "Ilya Muromets" foram construídos. O avião "Ilya Muromets" fez seu primeiro voo em 10 de dezembro de 1913 e em 1914 estabeleceu um recorde mundial de capacidade de carga.



Em 18 de fevereiro de 1918, ele emigrou para a República Francesa (Paris), e em março de 1919, mudou-se para os Estados Unidos. Até 1923, ele não tinha renda estável, dando aulas de pilotagem periodicamente e ocasionalmente palestrando em escolas secundárias. Tudo mudou em 1923, quando ele fundou uma empresa de aviação, mais tarde se tornando proprietário da empresa de construção de aeronaves "Sikorsky Aircraft". Até 1939, ele construiu cerca de 15 tipos de aviões.


De 1925 a 1940, ele desenvolveu uma série de aviões extremamente bem-sucedidos que trouxeram prestígio e recordes aos EUA. O hidroavião Sikorsky S-42, construído em 1934 sob encomenda da Pan American World Airways, estabeleceu dez recordes mundiais, e os 10 S-42 em série se tornaram os primeiros aviões de linha intercontinental do mundo, proporcionando voos regulares sobre o Atlântico e o Pacífico. A partir de 1939, ele começou a projetar helicópteros de uma só hélice. Ele foi o primeiro a construir helicópteros a turbina, helicópteros anfíbios.



Em 1939, ele fez o primeiro voo do helicóptero VS-300 projetado por ele. Desde 1943, sua empresa tornou-se líder na produção de equipamentos de helicóptero no exterior.

Os helicópteros Sikorsky "S" de 1941 foram adotados pelo Exército dos Estados Unidos. No total, a empresa de Sikorsky, "Sikorsky Aircraft", criou 17 tipos básicos de aeronaves e 18 helicópteros.


Com a aquisição das licenças para a produção de máquinas desta marca, começou o desenvolvimento da indústria de helicópteros no Reino Unido e na França. Os helicópteros de Sikorsky S-61 testemunham a alta garantia de voo, como evidenciado pelo uso constante deles pelos presidentes dos Estados Unidos como meios de transporte VIP.


Os helicópteros Sikorsky S-61 foram os primeiros a realizar voos transatlânticos (S-61; 1967) e transpacíficos (S-61; 1970; com reabastecimento no ar).



Se quiser saber mais curiosidades e novidades da Ucrânia, siga nos no Instagram: @Azul.e.Amarelo ou assina nossa newsletter no final da página.


Não esqueçam também dar uma olhada nos nossos artesanatos da Ucrânia.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vyshyvanka Day

Comments


bottom of page