A BONECA COM CENTENOS ANOS DA HISTÓRIA
"Motanka" - essa palavra é formada do verbo "motaty" - "enrolar" porque ela é feita sem costura, só enrolando tecido e fios. A figura humana ocupa posição central na arte de bonecas do povo ucraniano. A boneca sempre passava a imagem da Deusa e as pessoas acreditavam que ela protegia não só as crianças mas os adultos também. E as brincadeiras de crianças com bonecas sempre foram aprovados e desejados porque as pessoas acreditavam que isso tragaria a vida boa e rica para a família e o nascimento do novo bebê.
Os materiais que usavam para criação das bonecas foram variados entre quais era tecido, madeira, barro e palha. O material o mais popular era tecido, usavam restos de tecido das roupas ou tecido velho que não iam usar mais.
O rosto da boneca deve ser em branco ou com cruz para os espíritos maus não entraram nela. Cada mãe deveria fazer uma Motanka para sua filha e dar de presente para o casamento dela assim abençoar ela para a vida feliz e os filhos saudáveis. Este cruz no rosto da boneca significa os partes masculinos (a linhia vertical) e femininos (a linhia gorizontal) e cruz em si simboliza a continuação do gênero. Quando o casal ganhava o bebê, a boneca foi colocada no berço e protegia o sono dele. Não poderia jogar fora essa boneca-amuleto, ela foi passada para as próximas gerações da família.
Mães faziam as bonecas para filhos e avós as faziam para os netos, e sempre uma boneca era dada para os noivos para que o casal tivesse muitos filhos. Quando as meninas cresciam, elas se tornavam as mães e passavam as bonecas para as suas filhas.
Interessante que a Motanka nunca podia ser usada em objetivos ruins porque ela não aceita nada negativo. Por este motivo a Motanka, não tem nada em comum com as bonecas vudu. Essas bonecas não são agresivas e não devolvem maus pensamentos ou maldição. Elas só não deixam nada mal chegar perto do seu lar e seus donos.
E por que não podia usar tesoura e agulha na criação de Motankas? Como a boneca simboliza a pessoa, então para não machucar a ela, não podia a cortar ou furar. Davam a atenção especial para o cocar da boneca, que simbolizava a idade e estado civil da pessoa: as flores para jovens e noivas, e cabeça coberta para mulheres casadas.
As bonecas protetoras
Acreditam que a boneca protetora foi criada 5000 anos atrás. Não é só um brinquedo, mas a arte. Cada boneca-protetora tinha sua especialidade. Por exemplo, a boneca "10 braços" foi dada para a noiva para ela ajudava com relação com a nova família dela. A Boneca "Kupala" (banhado) protegia a sua família dos acidentes nos rios e lagos. A Boneca "Dia e Noite" foi feita de tecido preto e branco e ficava na janela da casa e protegia a família durante dia e noite. A boneca dupla "Inseparável" (são duas bonecas com os mãos unidos) foi dada para os noivos para que eles sempre tivessem o bom relacionamento. Para protejer as crianças foi criada a boneca-babá .
As crianças tinham várias bonecas. Por exemplo, se uma mulher não engravidasse durante um ano após do casamento, ela ganhava uma boneca gorducha para "atrair" o bebê. Depois faziam a boneca para ajudar a dar luz. E também tinha a boneca que sempre ficava com bebê no berço - contra o olho gordo. E na aniversário o bebê ganhava uma boneca-anjo.
Não esqueçam também dar uma olhada nos nossos artesanatos da Ucrânia para ver Motankas disponíves.
Se você não encontrou uma Motanka para você na nossa loja, entre em contato. Fazemos a encomenda para você direito da Ucrânia.
Se quiser saber mais curiosidades e novidades da Ucrânia, siga nos no Instagram: @Azul.e.Amarelo ou assina nossa newsletter no final da página.
❤️❤️❤️❤️❤️
muito interessante. Nunca tinha ouvido falar