Nos séculos 13 - 15 depois que a Horda de Ouro capturou as terras de Kyivan Rus, o país continuou sua existência em uma nova aliança com a Lituânia - o Grão-Ducado da Lituânia e a Rus. Para derrotar a Horda de Ouro, uma nova aliança foi formada com o Reino da Crimeia - juntos eles recuperaram suas terras e a Horda de Ouro se desintegrou.
No século 15 na o Grão-Ducado da Lituânia e a Rus - havia na verdade 2 países em um onde a maioria era de ucranianos que buscavam recuperar sua autonomia e a capital Kyiv. Houve várias tentativas de eleger seu príncipe de Kyiv, mas os espiões rejeitaram os planos dos rebeldes e os executaram. Para impedir as tentativas de separar Kyiv, a lei de Magdeburg é concedida.
Nos séculos 15-17
O Império Otomano captura o território sul do Grão-Ducado da Lituânia e a Rus (Lituânia, Ucrânia) e uma nova força emerge para lutar - as tropas-países - os cossacas. Eles eram o país semi-assentado com poder militar eleito. É esse costume de autogoverno dos ucranianos que preservou as tradições de seu próprio país pelos próximos 400 anos.
Este exército atuou como um país nas guerras contra o Império Otomano e o Reino da Lituânia. O conselho cossaco tinha o poder mais alto. Ele elegeu o governo - Kish - e seu chefe - Koshovyi. As guerras foram lideradas pelo Hetman eleito. A capital chamava-se Sich, que foi construída em uma ilha ou margem de rio para a melhor defesa. O exército dos cossaco e o centro de treinamento militar estavam localizados no Sich. Mais de uma vez, sob pressão dos inimigos, Sich foi transferida de um lugar para outro, mas sempre permaneceu como a capital.
No Sich existiam as principais unidades educacionais militares - Kuren - que eram chefiadas por atamans de Kuren (Kurinnyi Ataman). O país foi dividido em distritos separados - palankas. Eles eram liderados por coronéis. O coronel foi chefe dos atamans que governaram os assentamentos e quartéis de inverno.
A economia do estado foi gerada pela pecuária, caça, pesca e jardinagem. Os Chumaks entregavam mercadorias em todos os cantos do país. Um item essencial da renda era o butim militar, que era chamado de pão dos cossacos.
Em 1569, devido à guerra com a Moscóvia, o Grão-Ducado da Lituânia e a Rus foram forçados a fazer uma aliança com a Polônia e um novo país Rzeczpospolita foi formado. Eles ganharam a guerra, mas a Polônia tomou o poder no novo país. O rei polonês compilou uma lista de cossacos que obedeciam à coroa polonesa e todos os outros foram autorizados a ser matados. Ai várias batalhas aconteceram para ganhar sua terra e sua liberdade.
Em 1620, Petro Sagaidachnyi tornou-se um Koshovyi e conseguiu unir cossacos registrados e não registrados. Ele alcançou a religião livre e a autonomia do exército Zaporozhian cossacos. Os cossacos pararam de lutar contra a Rzeczpospolita e se tornaram uma das forças militares mais poderosas da Europa. Em 1615 ele dominaram o Mar Negro e queimaram metade do Istanbul. Petro Sagaidachnyi morreu na outra batalha com turcos na cidade Hotyn (leiam mais sobre a fortaleza Hotyn). O próximo Koshviy foi Myhailo Doroshenko, ele ajudou o país da Crimeia na revolução contra o Império Otomano. Ele morreu numa batalha na Crimeia e o exército de tártaro encontrou refúgio em Zaporozhye (aqui estava Sich - a capital dos cossacos). A Rzeczpospolita queria escolher o chefe para os cossacos, o que levou ao colapso final desta união.
Uma poderosa união de tártaros da Crimeia e cossacos tornou-se fundamental na guerra pela independência da Ucrânia liderada por Bohdan Khmelnytsky. Nas cartas, o líder dos tártaros da Crimeia chama Khmelnytsky - meu irmão, minha alma. Assim, com a ajuda do povo da Crimeia, a Ucrânia conquistou a independência em 1648 como um estado cossaco-Hetmanate e ganhou reconhecimento internacional.
O Hetmanate foi governado pelo modelo de um estado militar com um sistema eleitoral liderado pelo Hetman.
Nos anos seguintes, Khmelnytsky tentou manter a independência e devolver as terras ucranianas concluindo alianças com o estado Otomano, com a Polônia, com Moscou e com a Suécia contra a Polônia. Em 1657 Khmelnytsky morreu e as guerras continuaram. Os cossacos tinham opiniões diferentes com quem fazer aliança e com quem lutar, por isso lutaram com a Polônia e Moscou e entre si. Assim, em 1667, a Polônia e Moscou se uniram e dividiram as terras da Ucrânia ao longo do rio Dnipro, e apenas o Exército Zaporozhian, liderado por Ivan Sirko, manteve sua independência. Os ucranianos concordaram entre si e apoiaram o novo Hetman, Petro Doroshenko, que fez uma aliança com o país da Crimeia e recapturou as terras da Ucrânia ao unir as terras dos margens direita e esquerda da Ucrânia e o Exército Zaporozhian. Em 1668 - 1675 Chigirin foi a capital do Hetman Doroshenko . Ele estabeleceu fronteiras, emitiu seu próprio dinheiro, desenvolveu o comércio. Ele fez uma aliança com a Turquia. Mas o Exército Zaporozhian não apoiou esta aliança e começou uma guerra com a Turquia. Isso acelerou Moscou a conquistar a margem esquerda da Ucrânia.
a imagem de wikipedia
O próximo hetman a unir a Ucrânia foi Ivan Mazepa - 1687 -1709. Ele se tornou o comandante no país após décadas de guerra. Ele se concentrou na reconstrução de cidades, revivendo a cultura e restaurando a economia do país. Ele foi hetman por 22 anos (recorde) e era um homem iluminado e talentoso. Igrejas e mosteiros foram construídos e restaurados em Kyiv e em todo o país (incluindo Kyiv-Pechersk Lavra funciona até hoje), e a Torre do Sino de Santa Sofia foi erguida (hoje é o cartão de visita de Kyiv).
Em 1699, a Polônia proibiu a existência dos cossacos no seu território, houve muitas revoltas. Mazepa aproveitou-se disso e uniu o território da margem direita da Ucrânia à esquerda. Em 1700, a guerra entre a Rússia e a Suécia começou, Mazepa estava aliado com a Rússia, e quando seu exército estava em guerra na Suécia, a Polônia decidiu recuperar as terras da margem direita da Ucrânia. Não recebeu o apoio da Rússia, Mazepa formou uma aliança com a Suécia para defesa. Em 1708, a Rússia queimou a capital de Hetmanate uma vez com toda a sua população. As terras da Ucrânia foram divididas entre a Rússia e a Polônia. Em 1710, após a morte de Mazepa, Pylyp Orlyk foi eleito o novo hetman, que criou uma das primeiras constituições do mundo para restaurar o país.
a foto é de: https://sorada.gov.ua
Mas ele não conseguiu vencer. Os cossacos foram forçados a realocar e mover a capital. Por algum tempo, Sich (capital) esteve no então território da Turquia. Desde então, os cossacos e a cultura e língua ucraniana foram oprimidos e banidos. As revoltas não diminuíram em várias partes da Ucrânia até a independência em 1991.
Texto do livro "Historia da Ucrânia" dos irmãos históricos Kapranovy. Se quiser saber mais curiosidades e novidades da Ucrânia, siga nos no Instagram: @Azul.e.Amarelo ou assina nossa newsletter no final da página. Não esqueçam também dar uma olhada nos nossos artesanatos da Ucrânia.
Comentários