Existem não uma e não duas e não dez teorias de origem de cossacos, mas 14 teorias! Vamos contar as e ver as provas para cada uma.
1) Teoria de protetores - os cossacos apareceram porque tiveram que se defender dos tártaros.
2) Teoria social - alguém tem que proteger o povo dos senhores e maus tratos deles.
3) Teoria ukhodnytska - de palavra "ukhodyty" = "sair" quando as pessoas saíam durante a temporada de trabalho - como pesca, cuidar de gado - então as pessoas saíam e não voltaram mais mas se tornavam cossacos nas terras livres.
4) Teoria de "boyars" - senhores nobres empobrecidos que foram para a fronteira em terra sem muito controle.
Essas 4 versões consideram os cossacos um status social, ou seja, pessoas que não têm uma língua comum, cultura ou origem étnica, como fosse comerciantes. Mas todas outras teorias reconhecem a origem étnica dos cossacos. Vamos lá... Proponentes de outras teorias acreditam que do rio Bug do Sul até a Kalnyus viveram algumas pessoas e tinham algumas características étnicas em comum e único nome - os cossacos - pode ser achado nos documentos antigos.
5) Teoria autóctone - aqueles que fugiram do movimento para as fronteiras e desenvolveram a democracia, formaram uma comunidade separada.
6) Brodniki - este era o nome da população da região de Priazov, aqueles que viviam perto dos rios.
7) A teoria de Bolokhov: aquele povo que morava na parte Sul depois de Galicia e aceitou o governo dos tártaros.
8) Teoria dos tártaros - aqueles eslavos que se misturaram aos tártaros e adotaram a sua cultura.
As teorias №9 e №10 apelam aos nossos ancestrais Polovtsy.
11) Teoria the Kazakhs - aqui a semelhança fonética das palavras khazares e cossacos
12) Teoria de Cassogy - do nome da tribo Cassogy - acreditam que esta tribo migrou até rio Dnipro e virou se cossacos.
13) Teoria Cherkassy - um dos primeiros nomes dos cossacos - Cherkassy - existe hoje uma cidade de Cherkassy na Ucrânia
14) Teoria "Cimmeria"
Agora vamos tentar entender todas.
Vamos considerar os povos que viviam nos territórios do assentamento tradicional dos cossacos - bacias dos rios que deságuam nos mares Negro e Azov.
Os rios eram rotas comerciais, o antigo país eslavo Kyivan Rus estava economicamente ligado à rota comercial através do Dnipro. Rusychi conquistava todas as tribos vizinhas, mas teve duas tribos do sul - Ulychi e Tivertsy - que conseguiram defender a independência - pagavam impostos para Kyiv, mas não permitiram que príncipes estrangeiros entrassem nas terras deles.
O territorio da Kyivan Rus - a foto é do WIKI
O documento de século 9 "Descriptio civitatum et regionum ad septentrionalem plagam danubii" fixa estas tribos nos rios Bug de Sul e Dnipro. Após a derrota da Horda Dourada o país de Kyivan Rus perdeu grande parte de seu território e se uniu à Lituânia para formar o Principado da Lituânia e da Rus (século 14) mas os povos Ulychi e Tivertsy continuam morando no mesmo território. E o que aconteceu com eles neste período?
O territorio da Horda Dourada - mapa de WIKI
Logo os nomes desses povos mudaram nos documentos para Brodniki e o território foi nomeado nos documentos "Cumania e Brodnic terra illa vicina". "Brod" é uma travessia do rio - isto , os Brodniki - as pessoas que vivem nos rios e fornecem a travessia para outros.
Presume-se que esse povo vivia em democracia porque os documentos não mencionam príncipes ou generais.
Os blogueiros da época - que viajaram por essas terras - os descreveram nos documentos. Um deles é "Itanerarium fratris Willelmi de Rubruquis de ordine fratrum minorum, galli, anno grat. 1253 peças orientais do anúncio" - o diário do Willelmi de Rubruquis. Ele era um missionário italiano que visitou a Horda Dourada e descreveu sua viagem em 1253. Você pode comprar e ler este livro hoje. Ele veio de navio para a cidade Sudak, havia muitos mercadores e os Brodniki ajudavam a cruzar o rio Don. Depois de cruzar o rio - ele queria trocar de cavalo, mas os barqueiros responderam que não o ajudariam, pois o trabalho deles é só ajudar os viajantes convidados a atravessar os rios . Ele também notou que à noite eles roubaram alguns comerciantes.
Outro viajante 13 anos antes também descreveu a mesma função dos Brodniki. Assim podemos fazer a teoria que na época de ocupação desse território da Horda de Ouro, os povos locais continuavam a sua vida até que a Horda de Ouro terminou a sua existência no século 14.
No fim de século 16 um polaco Swiestoslaw Orzelski descreve os povos desse territorio que o povo mora aqui com as suas família em inúmeras ilhas do rio Dnipro e houve 8000 pessoas no exercito deles.
No século 17 um francês deixou o diário com descrição de povo no mesmo território e ele já chama o povo Cossacos. Isso aconteceu antes de Bogdan Khmelnytskyi, depois do sucesso do qual a palavra Cossac virou bem popular e várias pessoas começaram a se chamar os Cossacos. Ele descreveu os cossacos como espirituosos, alegres, engenhosos e generosos. Eles não aspiram a grandes riquezas, mas amam sua liberdade, sem a qual não podem imaginar suas vidas. Portanto, eles estão sujeitos a revoltas. Raramente 7 ou 8 anos se passam sem revoluções nessa terra.
Parece com os ucranianos?
O metropolita de Kyiv escreveu em uma carta ao Rei da Polônia em que os cossacos chamavam a tribo do povo do Kyivan Rus, os nossos irmãos ortodoxos. Ou seja, os cossacos são uma tribo nativa, mas separada.
O viajante turco, que chamou os cossacos o povo careca, testemunhou o censo do Canato da Crimeia no século XVII. Ele observa que os cossacos foram contados separadamente dos rutenos e moscovites.
Resumindo tudo podemos ver que as pessoas das tribos "Ulychi " , "Tivertsy"e "Brodniki" vivem nesses territórios sem parar até século 17 durante 800 anos!
Como você acha que essas pessoas formaram uma cultura comum, nome próprio, consciência de união e sinais de comunidade étnica durante esse tempo?
Os cossacos são uma tribo do povo do Kyivan Rus. Os cientistas modernos chamam esse termo de grupo étnico, ou seja, um grupo que tem características culturais, linguísticas e costumeiras ligeiramente diferentes do grupo étnico principal, está ciente disso e tem seu próprio nome.
- Os cossacos eram um estado social como nas primeiras teorias?
- Também sim. Mais só, havia uma classe social separada no país, Rzeczpospolita - os cossacos durante 1524-1650 chamam um parte de exército - a lista de cossacos nomeados a serviço da coroa polonesa.
a mapa país do Rzeczpospolita - a foto é do WIKI
Este exército se tornou o país de Cossack Hetmanate e durou mais de 120 anos. Ou seja, havia um status social com nome "cossacos" e etnia dos cossacos.
a mapa do país Hermanate - a foto é do WIKI
As primeiras teorias não são realistas separadamente dos outros, porque basta imaginar que neste vasto território vive um estado social - por exemplo - apenas mercadores ou apenas servos sem mais ninguém - não faz sentido.
Agora vamos rever o resto das teorias:
- Teve gente que veio defender as fronteiras?
- Sim.
- Houve pessoas que escaparam da escravidão?
- Sim.
- O homem saiu para a temporada de caça, juntou-se aos cossacos, casou-se e ficou lá? Provável?
- Muito provável.
- O nobel, que não concordava com o príncipe, perdeu suas terras e foi aonde a mão do príncipe não alcançou. Houve tais casos?
- Óbvio! Boa teoria.
- Teoria de Brotniki e de Bolokhov?
- Sim!
- Teoria dos tártaros?
- Com certeza sim. Os povos se misturavam.
- Teoria de Khazars ?
- Aqui é mais difícil. Khazars viviam no Volga. Mas há evidências de que eles chegaram a Kyiv. Ou seja, eles poderiam alcançar o Dnipro. E alguns deles poderiam ficar e viver nesses territórios.
- Teoria de Cassogas e Teoria Cherkassy ?
- Eles trabalhavam nas rotas comerciais na Ásia e óbvio que poderiam chegar nas rotas no rio Dnipro.
- Teoria "Cimmeria"?
- Eles moravam viajando nessas terras e claro que encontravam com os povos locais.
Assim, todas 14 teóricas estão certas. Os cossacos são descendentes de todos os seus ancestrais.
Texto do Youtube Canal dos irmãos históricos Kapranovy.
Se quiser saber mais curiosidades e novidades da Ucrânia, siga nos no Instagram: @Azul.e.Amarelo ou assina nossa newsletter no final da página.
Não esqueçam também dar uma olhada nos nossos artesanatos da Ucrânia.
Коментарі