Essa história de amor tem 500 anos e até hoje atraí muito interesse.
Os novos filmes, livros e as novelas não param ser publicados.
Essa história sobre uma ucraniana que entrou na história turca. Essa história é muita linda e misteriosa. Alguns diplomatas turcos e europeus escreveram sobre ela. Eles contam que uma menina de 15 anos foi roubada da Ucrânia e vendida algumas vezes, até que chegou o harém de Suleiman I. Talvez ela estivesse presente na ocasião da ascensão ao trono do sultão, que tinha 25 anos. Isso aconteceu entre 1517 e 1520.
a foto é de https://en.wikipedia.org/wiki/
O nome dela na Turquia era Hürrem Haseki Sultan. O nome na Ucrânia era Anastasiia Lisovskaya. Ela entrou na história como Roksolana, que significava a pessoa de Roksolândia, o nome antigo da parte leste da Ucrânia.
O sultão se apaixonou por Roksolana. Ele já tinha filhos com outra esposa. Mas alguns deles morreram e sobrou só um herdeiro. Isso era perigoso, pois o sultão precisava de mais filhos para garantir que família iria continuar. Assim Roksolana ganhou o poder. Ela deu a luz a três filhos e uma filha. (O filho dela tornou-se o sultão Suleiman II). Ela continuava a morar junto com o sultão. Isso foi conta a tradição, normalmente uma odalisca tinha direito de ter só um filho com o sultão e depois era enviada para os subúrbios. Roksolana quebrou mais uma tradição. Depois da morte da mãe do sultão, ela se casou com o sultão Suleiman I. O sultão Suleiman I passava muito tempo em campanhas e as informações sobre a situação no palácio eram recebidas exclusivamente por Roksolana, que tornou-se sua conselheira política principal. Até hoje há cartas que refletem um amor e saudade do sultão por Hürrem. Para sublinhar a singularidade da Roksolana, o sultão inventou o título especial para sua mulher: Haseki. Ela ganhou o direito de construir edifícios em Istambul e outras grandes cidades do Império Otomano. Roksolana criou uma fundação de caridade chamada Turco külliye Hasseki Hurrem. Com ajuda dessa fundação f
oi construído uma série de edifícios que inclui várias mesquitas, uma escola primária, um hospital e uma fonte. Ela também recebia embaixadores estrangeiros, respondia às cartas de governantes estrangeiros, nobres e artistas influentes. Durante o casamento deles o sultão não tinha nenhuma odalisca. Depois da morte da Roksolana, o sultão construiu Süleymaniye, mesquita onde Roksolana foi enterrada. É a maior mesquita da cidade, e um dos mais conhecidos pontos turísticos de Istambul. O sultão também foi enterrado ao lado do amor dele.
A foto é do Nikki&Michi
As pessoas disseram que Roksolana tinha um poder mágico para influenciar o sultão. Mas eu acredito que isso era o amor verdadeiro. Existem muitos filmes, livros, poemas sobre Roksolana. Minha novela favorita é Roksolana, Ucrânia, 1996—2003. Olga Sumskaya era a atriz principal.
A novela nova "Magnificent Century "2011-2014
Já sabiam dessa história? Assistiram essa novela? O que acham era amor verdadeiro?
Não esqueçam também dar uma olhada nos nossos artesanatos da Ucrânia.
Se quiser saber mais curiosidades e novidades da Ucrânia, siga nos no Instagram: @Azul.e.Amarelo ou assina nossa newsletter no final da página.
Comments