Na Ucrânia existem castelos e fortalezas que você pode admirar e dos quais se orgulhar. Fortalezas majestosas, cujas poderosas muralhas existem há mais de um século. Os castelos são talvez os objetos mais interessantes deixados pela turbulenta história da Ucrânia.
No total, são mais de uma centena, mas restam poucos que correspondam à ideia de castelo da maioria - os restantes estão em ruínas.
Alguns caíram em violentas batalhas militares, outros não foram poupados pelo homem e pelo tempo. Quantas casas de aldeia em Podilly são constituídas por ruínas de fortalezas majestosas... Quantas estradas são pavimentadas são emparedados...
Alguns castelos estão tão mutilados que é difícil adivinhar como eram antes sem uma imagem reconstruída. Mas existem castelos e fortalezas na Ucrânia que você pode admirar e se orgulhar. Fortalezas majestosas, cujas poderosas muralhas existem há mais de um século e surpreenderão nossos descendentes nos próximos séculos e merecem ser vistas. Esta classificação é uma espécie de recomendação sobre quais castelos e fortalezas da Ucrânia devem ser vistos primeiro.
Então, vamos começar do fim.
10. Castelo Zbarazh (cidade de Zbarazh, região de Ternopil)
a foto da Wiki
Nenhuma outra região da Ucrânia tem mais castelos do que o estado de Ternopil, mas a maioria deles, infelizmente, não está nas melhores condições. Alguns estão muito ruinados, outros foram reconstruídos e não parecem em nada castelos: o governo de União Soviética ruinou muitos - abrigou hospitais psiquiátricos, hospitais tubulares,
postos de serviço em castelos e espaços culturais ...
O castelo de Zbarazh é sem dúvida o castelo mais bem preservado e restaurado da região mais "castelosa" da Ucrânia. Embora os baluartes do castelo de Zbaraz ainda estejam “sem cabeça”, já é uma grande atração – além de fossos e muralhas espetaculares, há também exposições e museus. O projeto do castelo foi desenvolvido pelo mundialmente famoso arquiteto italiano Vincenzo Scamozzi. 9. Castelo de Uzhgorod
a foto é da Wiki
Está localizado no coração da cidade multiétnica, que hoje é o centro da região de Zakarpattia. Outro nome conhecido de Uzhgorod, Ungvar, veio até nós desde o distante século 10, quando o povo húngaro derrotou os povos eslavos locais e os croatas brancos, e capturou a Transcarpática. O castelo está perfeitamente preservado. Embora não possua muros e torres altas, continua sendo um dos locais turísticos mais visitados da Transcarpática.
Turistas vêm aqui para sentir o espírito das antigas tradições dos croatas brancos, magiares, austríacos, alemães, tchecos, eslovacos e, claro, dos rutenos ucranianos que governaram Ungvar. Turistas vão, esperando, em particular, ver o fantasma do estandarte da maioria dos castelos da Senhora Branca.
Hoje, o castelo abriga um museu. Que coleção incrível de instrumentos musicais dos Cárpatos é apresentada aqui... A fabulosa pintura da igreja doméstica também não deixará ninguém indiferente. Bem como adegas. 8. Medzhibyzh (aldeia Medzhibyzh, região de Khmelnytskyi)
a foto é da Wiki
Entre os grandes castelos impressionantes, Medzhibizky é o mais próximo de Kyiv: via Zhytomyr, Berdychiv e Khmilnyk, fica a 315 km de distância. A propósito, em Berdychev também existe uma fortificação impressionante, mas ainda é um mosteiro. Em 2001, o castelo Medzhibiz foi incluído na reserva histórica e cultural, embora isso não tenha ajudado a salvar a parede lateral do palácio do castelo. O castelo em geral, para dizer o mínimo, não está nas melhores condições, mas o seu tamanho, multiplicado pela cor (talvez devido ao descascamento das paredes), fazem deste reduto histórico entre os rios Bug do Sul e Buzhok uma atração turística maravilhosa. Especialmente levando em conta o fato de que agora Medzhibiz é o centro mundial do hassidismo - o lendário Besht está enterrado lá. 7. Svirzh (distrito de Peremyshlyansky, região de Lviv)
a foto é da Wiki
O castelo Svirzh, localizado em uma colina chamada Belz, cercado por lagoas e pântanos, atrai a atenção não só dos viajantes. Nos tempos soviéticos, tornou-se um objeto de filmagem bem conhecido. Infelizmente, o estado atual deste fabuloso edifício não corresponde à sua beleza e grandiosidade. Pode-se dizer que está vazio, embora nele fossem abrir uma casa de férias do Sindicato dos Arquitetos. 6. Castelo Olesky (Olesko, região de Lviv)
a foto é da WIKI
Mais de seis séculos se passaram desde que o castelo foi construído em uma colina alta em Olesk. Provavelmente foi construído pelo Príncipe Yury Danylovych, mas ninguém pode dizer com certeza. O que se pode dizer com certeza sobre o castelo é que é um dos mais famosos da região de Lviv, e também um dos menores em termos de tamanho, mas o castelo mais bem conservado da Ucrânia.
Além do museu, existe um restaurante de muito prestígio com interiores medievais recriados, concebido não só para hóspedes ucranianos, mas também polacos. E os poloneses vêm aqui porque seu rei mais famoso, Jan III Sobieski, o vencedor dos turcos perto de Viena, nasceu neste castelo. Um grande bônus ao visitar o Castelo Olesky é o Mosteiro dos Capuchinhos com um parque de esculturas. 5. Castelo de Lutsk
a foto é da Wiki
Esta fortaleza foi construída no local das fortificações de madeira dos príncipes rutenos. O príncipe lituano Lubart iniciou a construção (é por isso que o castelo leva seu nome), e Witold e Svydrygailo continuaram. Talvez o representante mais marcante da arquitetura de defesa medieval no território da Ucrânia consistisse em duas partes: o Castelo Superior e o Castelo Inferior.
O inferior, muito maior em área, desapareceu entre os edifícios posteriores - dele restaram apenas alguns trechos das paredes e uma torre. Mas Castelo Superior está muito bem preservado. As imponentes torres e muralhas do Castelo Lubart escondem museus e masmorras interessantes. Você também pode subir nas torres: delas você pode ver mais duas atrações impressionantes de Lutsk - o mosteiro jesuíta e a igreja. 4. Bilhorod-Dnistrovskyi, fortaleza Akkerman (região de Odesa)
a foto é da Wiki
A fortaleza acima do estuário do Dniester, sobre as ruínas da antiga cidade de Thira, foi fundada pelos genoveses no século XIII - eles deixaram para trás um castelo que mais tarde serviu de cidadela. A parte principal da maior fortaleza medieval da Ucrânia foi construída pelos moldavos. No período da Moldávia, a cidade chamava-se Chetiatya Albe (Fortaleza Branca) - era um dos principais centros comerciais da região norte do Mar Negro.
A fortaleza tinha então 34 torres e era uma fortaleza inexpugnável, mas ainda não resistiu ao enorme exército de turcos e tártaros. No século XV, os últimos tornaram-se os proprietários da cidade, e chamaram-na de Akkerman (novamente Fortaleza Branca, mas já em turco). Foi durante o período otomano que a fortaleza adquiriu um aspecto quase moderno. 3. Castelo Palanok (Mukacheve, região Transcarpática)
a foto é da Wiki
No meio da ampla planície, que é o vale do rio Latoritsy, na parte sudoeste de Mukachevo, ergue-se uma montanha solitária. O topo da montanha é coroado pelas torres do antigo castelo. Existem poucos pontos turísticos como este na Ucrânia. Rutenos ucranianos, húngaros, valáquios, austríacos e outros povos derramaram suor e sangue dentro de suas poderosas muralhas durante quase mil anos de história da fortaleza. Palanok sobreviveu a centenas de ataques e cercos. Mudou várias vezes de proprietário, foi concluído e reconstruído. A partir do final do século XVIII, Palanok serviu como prisão austríaca e, no período soviético, foi uma escola profissionalizante. Hoje em dia, é sem dúvida um dos mais famosos castelos ucranianos - bem conservado, semelhante a um museu, com muitas lojas de souvenirs, cafés e adegas. 2. Kamianets-Podilskyi (região de Khmelnytskyi)
a foto é da Wiki
O Castelo Kamianets-Podilskyi é um antigo castelo ruteno-lituano e posteriormente uma fortaleza polonesa de três partes localizada na cidade histórica de Kamianets-Podilskyi, na Ucrânia. O castelo mais famoso da Ucrânia leva seu nome da cidade onde é localizado - Kamianets-Podilskyi . A fortaleza medieval, localizada em uma colina rochosa íngreme acima do desfiladeiro do rio Smotrych, fascina há mais de um século com sua escala e incrível fabulosidade. Este é o padrão do castelo que desenhamos na nossa imaginação. 1. Khotyn (região d cidade Chernivtzi)
a foto é da Wiki
Este é um castelo de estrela de cinema - o principal castelo medieval dos filmes soviéticos. La Rochelle, Torkilston, Mot - o que ele não estava no cinema. O super screener soviético Bortko decidiu fazer o Castelo Dubensky, já que o verdadeiro Castelo Dubensky não é tão cinematográfico. É por isso que os cossacos em "Taras Bulba" invadiram o castelo "polonês", que na verdade era um castelo moldavo-turco.
Os cossacos nunca atacaram Khotyn, mas defenderam-na heroicamente, liderados pelo grande hetman Sahaidachny. Tal como a fortaleza de Akkerman, a fortaleza de Khotyn foi construída pelos moldavos, que a tiveram como residência dos seus senhores durante dois séculos.
Stefan, o Grande (ele está em todas as notas da Moldávia) fez a fortaleza Khotyn como a vemos hoje - uma fortaleza incrível e inexpugnável. Qualquer país poderia orgulhar-se de um castelo assim, e estamos orgulhosos de ser ucraniano.
Se quiser saber mais curiosidades e novidades da Ucrânia, siga nos no Instagram: @Azul.e.Amarelo ou assina nossa newsletter no final da página.
Não esqueçam também dar uma olhada nos nossos artesanatos da Ucrânia.
O texto e as imagens são do site:
تعليقات