Em cada família ucraniana há o seu receito para fazer queijo. Antigamente as famílias tinham até carimbos para marcar a sua produção. Hoje algumas cozinham só para a família, outras abrem as fazendas pequenas e grandes e até recebem prêmios internacionais.
O World Cheese Awards, a maior competição de queijos da Europa, em 2022 recebeu 39 queijos da Ucrânia pela primeira vez no concurso internacional de queijos
na Grã-Bretanha. Participaram do evento 4.434 queijos de 42 países do mundo. Eles foram avaliados por 250 juízes internacionais profissionais e os 13 queijos ucranianos receberam prêmios e homenagens do conselho internacional.
O slogan com que a Ucrânia esteve representada na WCA foi “A liberdade tem um sabor excelente”. Para a comunidade mundial de queijos, os produtores de queijo ucranianos tornaram-se a personificação do corajoso negócio ucraniano – mesmo diante das dificuldades, eles continuam a fazer o que amam e a mostrar o nosso país de uma nova maneira.
Hoje há mais de 50 tipos de queijos produzidos na Ucrânia, vamos conhecer um tipo que encanta com a tecnologia antiga e autêntica - Bryndza de ovelha Hutsul. Os ucranianos transmitem a tecnologia tradicional de fabricação deste queijo de geração em geração. A primeira menção escrita data do século XIV. Embora alguns encontrem dicas na "Odisséia" de Homero.
Qual é a singularidade de Bryndza? Os campos das alturas dos Cárpatos e as ervas das montanhas são sentidos no queijo. Afinal, durante o pastoreio, as ovelhas comem até 200 tipos de plantas, vários cogumelos, frutas vermelhas, espinhos e até cascas de árvores, que dão toques especiais ao Bryndza. O leite de ovelha confere ao queijo um sabor único, e o sal e os utensílios de madeira onde a brindza amadurece conferem-lhe um sabor picante e fumado. Este queijo é feito pelos Hutsuls, , assim se chamam ucranianos que moram nessa região das montanhas dos Cárpatos ucranianos. Os Hutsuls não aceitam pessoas aleatórias nos seus negócios. Eles vivem uma vida especial e seguem as tradições cristãs. Desde tempos imemoriais, no início de maio, no dia do padroeiro dos pastores, São Jorge, os Hutsuls realizam uma “medida” - um feriado onde medem quanto leite cada ovelha pode dar durante a temporada. Tudo para distribuir de forma justa a quantidade de leite e queijo recebida entre os proprietários de ovelhas.
Além disso, os Hutsuls têm uma atitude especial em relação às ovelhas. Para eles, são quase sagrados. Afinal, a ovelha lhes dá não só queijo, mas também lã para fazer mantas, roupas nacionais, e está intimamente ligada ao modo de vida.
As ovelhas pastam em vales de alta montanha localizados pelo menos 700 m acima do nível do mar. E todos eles são de uma única raça: pura das montanhas dos Cárpatos. A temporada de confecção da bryndza dura apenas 4 meses, do início de maio ao final de setembro. Todo este tempo os times de pastores moram em cima das montanhas em casa de verão e no fogo que não se apaga por 4 meses seguidos preparam queijo.
Por que este queijo é especial? Este processo tem autenticidade de produção: ordenha manual, ferramentas de madeira, as ervas locais. Tudo está exatamente como era há milhares de anos.
O café da manhã inglês você tem ideia como é que é...e o café de manhã ucraniano???
Também é feito de queijo... é único prato onde é queijo salgado vira prato doce com mel e frutas e único país que inventou e adora este prato é Ucrânia... A maioria dos ucranianos vão te dizer o nome deste prato se você perguntar o que você come no café... SYRNYKY...
Este tipo de queijo - Quark - feito de leite azedo, é vendido em supermercados mundialmente e é fácil de fazer em casa.
No Brasil temos a marca Lac Lelo que vende queijo tipo Quark.
Video receita aqui no nosso instagram:
Ingredientes:
- 1 pacote que queijo quark (dar 9 unidades)
- 1 ovo
- açúcar 1,5 colheres
- farinha de trigo 2 colheres
- sal 1/4 colher
- baunilha - 3 gotas
- oleo para fritar
Para acompanhar:
- mel a gosto
- frutas vermelhas a gosto
Pressione o queijo para tirar toda umidade e deixar a massa seca. No pote grande misture queijo com ovo, açúcar, farinha e baunilha. Forma os bolinhos.
Jogue em farinha e frita até casquinha dourada na frigideira com óleo. Por cima adicione mel e frutas do seu gosto. Bom apetite.
Se quiser saber mais curiosidades e novidades da Ucrânia, siga-nos no Instagram: @Azul.e.Amarelo ou assina nossa newsletter no final da página.
Não esqueçam também de dar uma olhada nos nossos artesanatos da Ucrânia.
Informações dos sites e as fotos:
https://procheese.ua/vidkryvaiemo-ukrainu-cherez-syr/
https://uadairy.com/13-ukrayinskyh-syriv-otrymaly-nagorodu-na-world-cheese-awards-2022/
Comentarios